SEO- Search Engine Optimization. Se já estiver minimamente familiarizado com o marketing digital, já deve ter ouvido falar de SEO. Mas o que é SEO? Eis uma breve, mas completa, introdução!
E o que é, então, o SEO? Em português a designação significa Otimização para Motores de Pesquisa. De forma muito resumida, o SEO é um conjunto de técnicas e ações que irão melhorar o posicionamento da páginas de um website nos resultados orgânicos de um motor de busca, como por exemplo, o Google.
No fundo, trata-se de uma prática que tem como objetivo ajudar o motor de busca a identificar que o conteúdo da página é relevante para quem pesquisa sobre um produto ou serviço, por exemplo. Estas técnicas de otimização de uma página Web pretendem aumentar o tráfego orgânico (todo o tráfego considerado gratuito, ao contrário dos anúncios pagos).
É preciso ter em mente que aparecer na primeira página de um motor de busca, como o Google, é um dos principais objetivos, já que, a primeira página de resultados representa a esmagadora percentagem dos cliques.
E no que nos devemos focar para aplicar eficazmente as técnicas de SEO? Se formos analisar o principal motor de busca do mundo – o Google, este possui um algoritmo que contempla centenas de fatores que determinam o ranking de uma página no seu motor de pesquisa. Apesar dos fatores relevados serem muito poucos são suficientes para nos darem uma base para trabalhar!
Vamos falar de alguns fatores na otimização do conteúdo de uma página – é necessário otimizar:
títulos, subtítulos, descrição, conteúdo, com imagens, links internos e externos, e URLs. Sem nunca esquecer que a página tem sempre de estar legível e aprazível aos olhos do utilizador ou leitor!
No SEO é muito importante definir palavras-chave e depois aplicá-las ao longo do texto. É obrigatório que sejam utilizadas no início do texto, no título e no subtítulo. Depois, ao longo do resto do texto, sempre que possível, poderás inserir as palavras-chave, mas sem cair no exagero. Uma pequena dica que talvez o possa ajudar para quando trabalhar com SEO: tem de tentar agradar tanto ao motor de pesquisa como ao utilizador.
Devem também ser usados bolds para destacar e dinamizar o texto, bem como utilizar links que levem o leitor a uma página que lhes seja útil. De resto, o conteúdo deve estar bem escrito, ser direto, incisivo e responder às dúvidas do utilizador. Para o Google, tudo conta! E a verdade é que já está desenvolvido ao ponto de ter inteligência suficiente para avaliar a qualidade criativa e de escrita!
O conteúdo deve estar bem estruturado, com pontuação e sem repetições, com sinónimos. A forma como a própria página está trabalhada, ou seja, a sua composição, é outro fator sujeito a avaliação por parte do Google, bem como a utilização de imagens e respetivas legendas. Que imagens utiliza, como as legenda, o nome que lhe dá e até o tamanho do ficheiro (deve ter pouco peso para que a página processe rapidamente)! Um último conselho: é obrigatório rever as URLs do site. Devem ser diretas ao assunto e bastante claras.
Para avaliar a qualidade de um website, o Google definiu uma base cuja designação é conhecida por EAT. E o que é o EAT? Equivale a Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. E é com base em cada um desses fatores que o Google vai definir a qualidade de uma página. Por isso, sempre que possível, defina bem no website qual o seu propósito, garanta que o conteúdo é verdadeiro e baseado em fontes sólidas e, por último e como consequência, virá a autoridade, que se conquista com o tempo e com esta atuação – ou seja, é quando o Google já reconhece a marca como uma fonte fiável e segura.
Portanto, de forma muito resumida, é preciso que seja paciente com esta estratégia. Os resultados são essencialmente notórios a médio e longo-prazo e poucas vezes a curto-prazo. É preciso definir e planear objetivos, atuar em conformidade e, posteriormente, analisar resultados.
Quer começar a aplicar técnicas de SEO na sua estratégia online?
Sim, o SEO tem toda esta importância e pode realmente potencializar o seu negócio!