Palavras-chave: Como descobrir as palavras mais procuradas no Google?

Palavras-chave
Palavras-chave: Como descobrir as palavras mais procuradas no Google? Esta é uma das principais questões que se colocam para quem faz a criação de conteúdo ou a gestão de SEO.

As palavras-chave são aquilo que as pessoas escrevem ou ditam nos motores de busca, como o Google, para encontrar algum resultado. Também chamadas de keywords, estas são o meio utilizado para tirar uma dúvida ou encontrar um serviço, empresa ou produto. As palavras-chave podem ser formadas desde uma única palavra a até uma frase longa!

Os consumidores atuais fazem pesquisas na internet antes de se decidirem por adquirir um produto ou serviço, seja para saber informações técnicas ou sobre a experiência de outros utilizadores/clientes. Os websites que tiverem conteúdo mais relevante sobre os termos de pesquisa utilizados pelos consumidores aparecem em primeiro lugar nos motores de pesquisa. Por isso é fundamental que a estratégia de comunicação digital contemple a análise de palavras-chave para este ou aquele negócio.

Vamos deixar-vos aqui algumas dicas para ajudar a criar melhor conteúdo e aumentar o posicionamento do vosso website no principal motor de busca – o Google.

1 – Pesquisa no Google

Uma das formas de descobrir quais são as palavras mais procuradas no Google é ir ao motor de busca e fazer a pesquisa. Basta escrever quais as palavras ou produtos que os seus clientes mais lhe pedem ou compram. E assim ficará a saber quantas páginas existem com essa pesquisa.

2 – Google Trends

Google Trends analisa o volume de pesquisa de termos relacionados a uma nicho ou categoria. 

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo. Ao pesquisar por uma palavra, o Google Trends mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo e o vertical, o volume de buscas.

3 – Google Keyword Planner

A ferramenta de palavras-chave do Google, o Keyword Planner foi criada para apoiar campanhas do Google Adwords. Mas atualmente, é utilizada como uma ferramenta poderosa para o SEO, pois permite a identificação de termos de pesquisa dento de uma categoria. Essas palavras serão usadas para a produção de conteúdo relevante e otimização das páginas com objetivo de posicionamento orgânico no principal motor de busca do mundo.

Existem outras ferramentas no mercado mas a maioria são pagas. Lembre-se que o objetivo é criar conteúdo mais apelativo aos utilizadores de internet que fazem milhões de pesquisas diariamente, algo como 3 mil milhões de pesquisa só no Google.

4 – keyword tool

Começou agora a aprender sobre SEO e sobre a importância da pesquisa de palavras-chave? Uma das melhores ferramentas para o início desta caminhada é o  Keywordtool.io

Funciona de forma muito simples com a sua funcionalidade de preenchimento automático onde escreve uma palavra-chave e a própria ferramenta oferece várias sugestões. 

5 – Semrush

Embora um pouco mais complexa, quando bem utilizada esta ferramenta poderá ser um forte aliado da sua atuação de marketing. Com o SEMrush, para além de poder verificar quais as palavras-chave mais utilizadas, poderá ainda ter acesso a um número muito diversificado de estatísticas e dados que o vão ajudar a trabalhar o seu SEO a outro nível! 

Precisa de ajuda?

Peça-nos um orçamento para ajudar a posicionar o seu website nos maiores motores de busca.

Posts relacionados