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Digitalização das Empresas Turísticas

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELAS EMPRESAS TURÍSTICAS NA GESTÃO DO NEGÓCIO E NA RELAÇÃO COM O CLIENTE.

O crescimento do mundo digital impacta nos mais diversos planos da vida humana, impondo às empresas a adoção contínua de ferramentas digitais e/ou novas tecnologias. O setor do turismo foi pioneiro na adoção deste tipo de ferramentas e/ou tecnologias, revolucionando a forma como promovem a sua atividade, como executam as suas operações e até o modelo de negócio de muitas empresas. Ainda que o processo de digitalização se encontre em franca expansão, nem todas as empresas se encontram no mesmo estágio de adoção tecnológica.

Neste contexto, a GEOFLICKS está a desenvolver um estudo junto das empresas registadas no Registo Nacional de Turismo (RNT), junto do Turismo de Portugal, com o intuito de compreender o grau de digitalização, incluindo a presença online e utilização de ferramentas digitais pelas empresas turísticas, em particular das empresas registadas como Agências de Viagens e Turismo (RNAVT).

Eis os principais resultados preliminares deste estudo:

  • A amostra entrevistada apresenta um grau de digitalização na ordem dos 84%, valor que corresponde à utilização de ferramentas digitais no dia-a-dia destas empresas;
  • Verificam-se diferentes estágios de adoção de novas tecnologias, com as agências de viagens e turismo e os operadores turísticos a apresentarem maior taxa de utilização de ferramentas digitais (88%);
  • As ferramentas digitais são mais utilizadas na comunicação e/ou relação com o cliente do que na gestão do negócio e das operações;
  • Na gestão do negócio, as ferramentas ou aplicativos mais utilizados estão relacionadas com a faturação online (67%) e nos pagamentos online (48%);
  • No caso da comunicação digital, as empresas utilizam sobretudo as redes sociais (97%), o website (88%) e o chat online (68%). O chatbot é, de momento, a ferramenta menos utilizada – 41% das empresas digitalizadas, ainda que seja um valor expressivo. Em termos de estratégias, as empresas recorrem sobretudo aos anúncios nas redes sociais (22%), ao SEA (Search Engine Advertising) (22%) e ao email marketing (17%);
  • A gestão da comunicação digital da empresa é realizada internamente (76%), quer seja por um ou mais colaboradores que se dedicam a esta área a par de outras funções (44%), quer seja por apenas um colaborador que se dedica exclusivamente a esta área (32%);
  • Menos de metade das empresas digitalizadas afirma utilizar um sistema de reservas online (42%). Verifica-se, no entanto, que as empresas que ainda não utilizam este tipo de ferramentas, têm a intenção de subscrever ou adquirir nos próximos 12 meses.

 

Este estudo é desenvolvido pela GEOFLICKS e insere-se no âmbito das Atividades previstas na Agenda Mobilizadora do Turismo, financiada pela União Europeia e Estado Português através do PRR. Com o intuito de caracterizar o perfil e grau de digitalização das empresas turísticas, nomeadamente aquelas registadas como agências de viagens (RNAVT) junto do Turismo de Portugal, foram convidadas à participação um total de 3.295 empresas. O trabalho de campo para este primeiro relatório decorreu entre os dias 5 de abril e 15 de maio, tendo sido recolhidas 107 entrevistas válidas através de formulário online.

A amostra concretizada corresponde a cerca de 30% da amostra final. Os resultados finais serão apresentados numa fase posterior.

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