Como escolher a plataforma certa para o seu ecommerce?
O lançamento de uma loja online exige a escolha de uma plataforma de ecommerce. É um sistema pré-configurado que oferece todas as ferramentas necessárias para o funcionamento e gestão da sua loja online.
Existem vários tipos de plataformas de ecommerce, por isso é importante conhecer e entender qual se adapta melhor às necessidades do seu negócio.
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São aplicações dentro de redes sociais como o caso do Facebook + e-commerce. Criar uma loja dentro de uma rede social ou associar-se a um Marketplace pode ser uma opção benéfica para complementar a sua loja online, ou para criar o seu negócio online numa fase inicial.
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Com a solução Software as a Service paga pelo uso do software como um serviço, que pode ser adquirido por um valor fixo (normalmente mensal) ou um preço variável (percentagem sobre vendas), ou ambos. Ao utilizar a solução em questão poderá usufruir das funcionalidades base da plataforma, como também poderá solicitar desenvolvimentos à medida.
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Desenvolvimento à medida das suas necessidades por parte de uma equipa de programação ao nível de front-end e back-end.
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São desenvolvidas por empresas especialistas e podem ser de dois tipos:
- Totalmente de código aberto e que servem para aplicar a vários tipos de ecommerce (Prestashop e Magento)
- Código aberto para instalar módulos de ecommerce dentro de um site que permite vendas. O mais conhecido em todo o mundo é o WooCommerce, o módulo de comércio eletrónico do WordPress.
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Existem diversos marketplaces a nível mundial, a colocação em cada marketplace vai depender daquele que trabalhar o segmento de mercado com mais potencial para a aquisição dos produtos da empresa/seller. Por cada venda efetuada pela plataforma é cobrada uma comissão. Ao optar pela integração em marketplaces pode beneficiar de um elevado volume de tráfego qualificado e equipas de suporte dedicadas.
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Devido ao seu preço elevado, são recomendadas apenas para grandes empresas.
Quais os fatores chave a ter em consideração?
Existem fatores determinantes e que devem ser considerados na hora de analisar as opções existentes no mercado:
1) Custos: É fundamental perceber os custos associados à aquisição da plataforma, assim como os custos de manutenção e os custos da personalização e desenvolvimentos à medida.
2) Meios de pagamento: perceba quais os melhores gateways de pagamento para os seus clientes, tendo em conta o que se utiliza em Portugal. Se pensar internacionalizar, é importante que a sua plataforma aceite os meios de pagamento correspondentes.
3) Integrações: para garantir um melhor funcionamento da sua loja online, é importante que a plataforma de ecommerce que utiliza permita integrações com sistema de faturação, CRM, entre outros.
4) Abordagem multi-mercado: caso pretenda vender para vários países, avalie as possibilidades que a plataforma escolhida oferecerá para disponibilizar o seu conteúdo em vários idiomas e quais as otimizações possíveis ao nível de SEO.
5) Análise e relatórios: é importante que a sua plataforma permita integrar opções robustas ao nível de reporting e dashboards de análise, fator muito importante para entender, não só as vendas mas também toda a jornada do cliente, incluindo os carrinhos perdidos.
6) Ferramentas de marketing digital: entenda quais s ferramentas de marketing digital que a loja online possui: possibilidade de implementação de SEO, email marketing, integração com Facebook Ads, Google Ads e Google Analytics, ou outros que sejam relevantes para o seu negócio online.