Quer troquemos mensagens de voz, vídeo ou dados, os padrões permitem comunicações globais. Assim, garantimos que as redes e os dispositivos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de todos os países estejam a falar no mesmo idioma.
“Os avanços tecnológicos, como o 5G e a Internet das Coisas, têm o potencial de gerar consideráveis benefícios sociais e económicos e de impulsionar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
– Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
O objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI) é então ajudar a aumentar a conscientização sobre o uso da Internet e outras TIC pode trazer para as sociedades e economias.
O dia 17 de maio marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Telegráfica Internacional assim como a criação da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Além disso, este ano celebra-se o 50º aniversário do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, desde 1969.
2019 Tema: colmatar a lacuna de padronização
Em primeiro lugar, estabelecer padrões é um pilar fundamental da missão da ITU como agência especializada das Nações Unidas para as TICs. Os padrões da UIT ajudam a acelerar as TICs para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, o tema de 2019 permitirá que os membros da ITU e outras partes interessadas se concentrem nas oportunidades para:
- participação dos países em desenvolvimento no processo de elaboração de normas da UIT;
- capacitar especialistas locais no processo de padronização nos níveis nacional, regional e internacional; e
- promover a implementação de padrões internacionais nos países em desenvolvimento.
Dia da Internet
A Internet tem um papel fulcral atualmente, e é sempre associada a este dia, porque leva as pessoas a chamarem também de Dia da Internet ou Dia Internacional da Internet o dia 17 de maio.