SEM, SEA, SEO, CPC, O QUE É QUE ISTO SIGNIFICA AFINAL?
SEM (Search engine marketing) – Mecanismos de pesquisa de Marketing
Combinação de SEA e SEO, ramo de marketing online
1. SEA (Search engine advertising) – Mecanismos de pesquisa em Publicidade
Um post de anúncio em páginas de resultados de pesquisa (ex. Google) ou em outros sites. Estes anúncios são visiveis para o usuário
- CPC (custo por clique): o anunciante especifica quanto está disposto a pagar por clique recebido.
- CPA (custo por aquisição): o anunciante especifica quanto está disposto a pagar por conversão obtida por meio das medidas de publicidade (clique em botão para aquisação de algo ou compra de bem ou serviço).
- CPM (custo por mil impressões): o anunciante especifica quanto está disposto a pagar por 1.000 impressões de anúncios.
- Custo por chamada: alguns portais de anúncios oferecem a possibilidade de especificar quanto um anunciante está disposto a pagar por cada visita.
- Custo por lead: dependendo do site, os custos de leads, como assinar uma newsletter ou fazer o download de um boletim informativo em PDF, também podem ser aceites.
2. SEO (Search engine optimization) – Otimização de mecanismos de pesquisa
Inclui medidas para otimizar sites para rastreamento e indexação por mecanismos de pesquisa usando otimização on-page e off-page. SEO é muitas vezes a longo prazo
bastante “invisível” para o usuário
SERP (Search Engine Result Pages) – Páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa
Nos SERPs dos mecanismos de pesquisa, os resultados da pesquisa são listados, os resultados são organizados por relevância em ordem decrescente.
Os SERPs mostram os resultados das pesquisas através de um combinação de palavras-chave ou frases na forma de snippets.
O que influencia a ordem dos resultados?
- Usuários registrados: se um usuário do mecanismo de pesquisa estiver registrado (fazer pesquisa no Google e ter com de email logada), os resultados da pesquisa serão adaptados de acordo com o comportamento do usuário anterior, desde que isso seja permitido nas suas configurações de proteção de dados.
- Histórico do navegação: se um usuário não limpar a cache do navegador, o mecanismo de pesquisa obtém informações sobre consultas de pesquisa anteriores com cookies e adapta os resultados de acordo com essa informação.
- Localização: se a localização geográfica estiver ativada, o mecanismo de pesquisa alinha as SERPs à localização do usuário.
- Tipo de dispositivo: se um usuário pesquisar por um dispositivo móvel, os resultados da pesquisa serão diferentes, pois os mecanismos de pesquisa favorecem, entre outras coisas, os sites otimizados para dispositivos móveis nas SERPs.