TOP 8 DE TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA 2022
Com a aceleração do mundo virtual as empresas têm que se adaptar a constante alteração do mercado e usar as suas estratégias de marketing de acordo com essas alterações. O público-alvo cada vez esta mais no mundo digital, por isso as empresas têm que adotar estratégias nessa área para conseguir aumentar as suas vendas. Neste artigo pode encontrar as últimas tendências de marketing digital para 2022.
1º- Short-from vídeos
Como vimos o ano passado, o crescimento desta ferramenta foi enorme. Com o crescimento do tikTok e o uso de reels por parte do Instagram e o Youtube do shorts, estes pequenos vídeos bem estruturados podem significar um aumento da suas vendas se forem bem aplicados.
Vantagens: Popular e de fácil consumo, ROI mais elevado do que as outras estratégias, ajuda a chegar a público mais novo
2º Metaverso
No fim do ano de 2021 Mark Zuckerberg anuncio que ia gastar perto de 10 mil milhões de dólares em 2022 para a construção da sua rede no metaverso. O Meta é apenas um dos exemplos de grandes empresas a investir no mundo virtual, mesmo ainda sendo um universo desconhecido para muitos, estas empresas já investem milhões de euros neste mundo para ter uma conexão mais próxima com os seus clientes.
3º MARKETING DE CONTEúDO
É uma estratégia de atração de clientes através da criação de conteúdos relevantes (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). Este método não costuma fazer uma promoção direta a sua marca, mas atrai público-alvo ao encontrar soluções para os problemas dos possíveis clientes. Os motores de busca procuram muito pela qualidade de bom conteúdo, fazendo que assim quem tenha bom conteúdo seja recompensado e apresentado em primeiro lugar na lista de sites no browser que o seu possível cliente use. É obrigatório a sua empresa ter visibilidade online para continuar a ser relevante junto dos seus clientes. O desafio de hoje em dia já não é haver a necessidade de se estar presente na internet, mas sim essa presença ser notada pelos nossos potenciais clientes e clientes.
4º Realidade aumentada (VR)
Como o metaverso as empresas estão cada vez mais a entrar neste mundo de realidade aumentada, aqui as empresas podem usar isto para dar uma experiencia ao seu cliente de como pode ficar o seu produto, como por exemplo: lojas de roupa online podem usar o VR demonstra como certa peça de roupa fica na pessoa ou por exemplo uma loja de tintas mostra como certa cor fica nas paredes da sua casa.
5º Marketing de Influência
O marketing de influência é uma estratégia que utiliza pessoas com poder de influencia em um determinado publico. Normalmente as pessoas acreditam mais em pessoas que conhecem e se identificam do que as marcas, por esse motivo o marketing de influencia ser tão importante, devido aos influencers terem sempre um grupo de pessoas que tentam ser iguais ou seguir os mesmos passos do influencer. Mas antes de escolher com quem vai fechar a sua parceria deve ter atenção não a quantidade de visualizações mas sim as interações. Pois nem sempre ter muitas visualizações significa que as pessoas se interessem por esse influencer.
6º Pesquisa Visual
Cada vez mais as pessoas começam a usar ferramentas como Google Lens ou Bing Visual Search, que permitem traduzir textos, copiar textos, identificar elementos da natureza como arvores e flores, monumentos históricos e bens para consumo. Sendo isto uma janela de oportunidade para a sua empresa entrar como por exemplo uma pessoa fotografa um livro e a partir disso pode aparecer sugestões de outros produtos relacionados.
7º TelecomunicaÇÕES 5G
Com a chegada da rede 5G a Portugal, pode ajudar nas estratégias da sua empresa através de conexões melhores e mais estáveis. O que permite a sua empresa fazer upload de conteúdos com mais qualidade sem perder grande tempo.
8º Mobile Marketing
Cada vez mais as pessoas usam dispositivos moveis como telemóvel para usarem a internet. Por isso deve meter o seu site preparado para uso nos dispositivos moveis.