As 7 mudanças do marketing digital em 2019
A adaptação às novas tecnologias têm demostrado uma diferença no comportamento das estratégias de Marketing Digital, assim como no saturamento da WWW pelo número de websites, o equivalente a 4 websites por pessoa = 1.805.260.010 websites, quase dois biliões de páginas ativas.
As principais alterações de Marketing Digital para 2019 são:
#1: SEO
A pesquisa de voz é uma tendência clara a aumentar. Antecipe-se e torne a sua estratégia SEO otimizada para pesquisa de voz, mais do que estar no topo de pesquisa, é ser encontrado e certificar-se que dá a resposta mais adequada.
#2: Alterações de algoritmos
Foram várias as atualizações de algoritmos da Google ao longo dos anos, e que tiveram influência direta no comportamento dos usuários. Agora em 2019, mais do que fazer uma pesquisa, o usuário está à procura de uma solução para um problema. Tenha em conta métricas como:
- o tempo gasto no seu site
- taxa de rejeição do seu website e regresso à lista de pesquisa da Google
- aumento de consultas diretas no seu site ao longo do tempo
- taxa de cliques maior num determinado período de tempo
#3: Omnichannel
Aproveite todos os canais de Marketing Digital possíveis e adote uma abordagem omnichannel. Otimize o seu conteúdo e saiba o que melhor funciona para a sua empresa nos diferentes canais: Website, E-mail marketing, Redes Sociais, Motores de Busca, Mobile e Rede Display.
#4: Otimização de BLOG
Dos 1,8 biliões de sites atuais, cerca de 1 bilião deles são blogs. Se antes o conteúdo era rei, agora é o conteúdo atualizado. A web está saturada de conteúdo e por isso torna-se mais importante a sua relevância e a sua riqueza. Mais do que a criação de conteúdo novo, aproveite metade do seu tempo a atualizar o conteúdo já antes escrito.
#5: Novos mecanismos de pesquisa e novos tipos de conteúdo
Procure alternativas para a criação do seu conteúdo: em áudio e/ou em vídeo. Estes dois tipos de conteúdo tornaram-se tão importantes como o conteúdo escrito, que apesar de não terem tanta procura, são uma alternativa mais autêntica e dinâmica e não são tão dispendiosos nem competitivos.
#6: Orçamentos para a otimização da taxa de conversão
O canal através do qual as empresas são capazes de produzir maior ROI (Retur On Investment) é a otimização da taxa de conversão. Esta é a métrica que maior resultado trás e que deve ser tida em consideração no momento de definir a sua estratégia. Em 2019 comece a executar testes A/B e veja a diferença.
#7: Os novos funis para profissionais de Marketing
A tendência é um menor número de visitas, mas com o maior número de clientes. Pode ver grandes diferenças no seu proveito final ao definir uma estratégia que, mesmo que essa estratégia traga menor número de visitantes, os que trás possam ser persuadidos com estratégias de upselling e downselling, ou até cross-selling, permitindo transformar rapidamente a visita num cliente final.
#2019
Espera-se que 2019 seja um ano de mudanças. O que pode ter funcionado antes não significa que funcione este ano.
Comece já a aplicar algumas mudanças na sua estratégia e veja os resultados!
Alexandra Andrade