Porquê Otimizar o seu Website? O algoritmo do Google está em constante atualização. Os padrões de qualidade definidos pelo público em geral e a sua exigência também. Não está convencido? Então LEIa 5 motivos para o fazer!
1- Otimizar o seu Website para: agradar o Google
O Google está mais atento ao seu negócio do que julga e o seu algoritmo está sempre a trabalhar. Ao otimizar o seu website estará a comunicar com o principal motor de busca a nível mundial.
Primeiro, é importante saber que precisamos de agradar tanto a um cliente nosso como ao Google. Afinal, vai ser o Google que nos vai aproximar de muitos clientes. Por isso, quando temos um website, precisamos de trabalhar nele tanto quanto conseguirmos para agradar ao seu algoritmo para que, posteriormente, ele possa sugerir o nosso negócio a outras pessoas.
E o que valoriza este algoritmo num website? Facilidade de navegação, SEO (Search Engine Optimization), ou seja, técnicas de escrita que correspondam, precisamente, aos critérios exigidos por esse algoritmo, velocidade de processamento de uma página e adaptabilidade do website para telemóvel são alguns dos aspetos valorizados pelo Google para posicionar a sua página no topo das suas pesquisas.
Se é fácil trabalhar em todos esses aspetos? Não! E é por isso que existem empresas especializadas no assunto!
2- Diminuir Taxa de rejeição
É verdade, a taxa de rejeição em um website pode significar que precisa de o otimizar. Porquê? É fácil de seguir o nosso raciocínio: imagine que está a conseguir atrair muitas pessoas para o seu website, onde apresenta os seus serviços e produtos com o intuito de levar as pessoas a contatarem a sua empresa. No entanto, apesar de ter um elevado número de pessoas a visitar o seu website, elas ficam pouco tempo nele e acabam por não tomar qualquer tipo de ação na página que visitam. Ou seja, isto significa que o seu website não está apresentável o suficiente para que convença as pessoas a ficar nele.
Este problema poderá derivar da velocidade de processamento da página, da sua estética, intuição ao navegar ou por não conter aquilo que as pessoas realmente procuram.
E qual é a solução para esse problema? Exato – Otimizar o seu Website!
3- Evitar estragar a boa imagem da sua empresa
A exigência de um cliente é cada vez maior e o nosso conselho é para que não estrague a boa imagem da sua empresa que tanto tempo demorou a construir.
Procurar se a sua empresa tem um website é umas das primeiras coisas que alguém vai fazer quando ouvir falar dela. Por esse motivo, é importante que exista um website para apresentar a empresa às pessoas que a procuram.
No entanto, surgem alguns desafios pela frente: o primeiro é o de otimizar o website a nível de SEO para que este surja no topo das pesquisas do Google e, assim, alguém o encontrar imediatamente quando o procurar – se não otimizar o seu website, este poderá não se encontrar na primeira página de resultados do Google. E nunca ninguém vai à segunda página. O outro desafio é o de impressionar um potencial cliente através do seu website. E ao mesmo tempo que o queremos impressionar, não queremos, naturalmente, afugentá-lo e deixá-lo com uma má imagem da nossa empresa.
4- Aumentar a visibilidade do negócio
Ter um website significa ter mais uma plataforma para mostrar os seus produtos, serviços e outras informações pertinentes sobre a sua empresa. Com a otimização de um website, a visibilidade e notoriedade de uma empresa pode aumentar substancialmente!
E embora seja verdade que numa estratégia de marketing o objetivo não é o de agradar a toda a gente, quanto mais pessoas virem o nosso negócio, melhor! Principalmente se se interessarem pelos nossos produtos ou serviços.
Por isso, mais um motivo para otimizar o seu website! Tenha-o disponível para vários visitantes e só com um website otimizado é que vai conseguir chegar a mais pessoas!
5- Fortalecer a presença digital
É uma realidade que não pode ser ignorada: ter uma boa e marcada presença digital pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa. Este já é um mercado bastante concorrido, e por isso é preciso apresentar soluções capazes e plataformas com uma presença digital de qualidade. No entanto, ainda muitas empresas desvalorizam, erradamente, esta tendência.
O nosso conselho é para que valorize o digital e fique atento às tendências. As tendências são isso mesmo e não devemos olhar para o nosso negócio como algo superior a essas tendências. Devemos, sim, adaptar-nos e seguir algumas delas. Uma das que não pode mesmo ser ignorada é a da presença no digital.
E para além da importância da criação de redes sociais, é determinante ter um website e trabalhar na sua otimização para que clientes e eventuais clientes comecem a criar uma relação de confiança com a nossa empresa.
Não se esqueça: seguir tendências, valorizar o digital e otimizar o website são algumas das formas de fortalecer a presença da sua empresa no mundo digital!