O QUE SÃO OS SMART CONTRACTS?
Os Smart contracts ou contratos inteligentes são programas que se executam de forma automática assim que determinadas condições acordadas previamente pelas partes são realizadas (automated self-enforcing contract). Todo o processo é feito de forma automática por códigos que executam as regras definidas pelas partes.
PARA QUE SERVEM?
Os Smart Contracts definem o acordo entre as duas entidades ou mais, onde foi feito o contrato, o que é permitido fazer, de que forma se pode fazer e quais as consequências se uma das partes não cumprir com o que foi acordado.
Os smart contracts funcionam em dentro do blockchain, e todas as cláusulas contidas nestes são gravadas nessa rede. Uma vez que as regras, obrigações e penalidades são inseridas, os contratos são executados de forma automática conforme aquilo que foi combinado. O papel do blockchain é garantir que esses acordos aconteçam de forma segura e verificável, e sem manipulação para benefício próprio.
ONDE SÃO UTILIZADOS?
Os smart Contracts foram criados de forma teórica em 1995 por Nick Szabo, mas só entraram em circulação em 2009 com a criação da Bitcoin e do blockchain.
Os contratos inteligentes podem ser usados, por exemplo, como acordos digitais que intermediam a troca de criptomoedas, ou quaisquer outros ativos digitais, entre duas partes. A partir do momento em que os termos do acordo tiverem sido satisfeitos, o contrato inteligente verifica a sua concretização e os ativos são distribuídos em conformidade.