Estas serão certamente algumas das justificações que leva o aumento de ano para ano do comércio online.
A falta de tempo, a comodidade, a variedade, o conhecimento quase automático das promoções.
Em 2017 mais de 36% dos portugueses fez compras online, num valor total de 4,6 mil milhões de euros. Segundo o Estudo da Economia Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI, em parceria com a IDC, consultora internacional de tecnologia, espera-se que:
– mais de metade dos portugueses compre online em 2025,
– o valor das compras atinja aos 8,9 mil milhões de euros.
Apesar da tendência de subida de compras nos sites portugueses, 50% ainda foram feitas fora de Portugal. De acordo com o estudo, 85% dos portugueses que compram online já o fizeram em sites estrangeiros. A China já é o país onde os portugueses compram com mais frequência. Os sites mais utilizados para compras são o eBay, a Amazon e AliExpress, da chinesa Alibaba. Os artigos mais adquiridos são o vestuário, os equipamentos móveis e acessórios e equipamento informático.
De acordo com o estudo, em 2020 mais de metade da população mundial utilizará a Internet e em 2025, dos sete mil milhões de pessoas do mundo, 68,4% estarão online. Destas, 36,7% vai fazer compras na Internet.