Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/geoflicks/public_html/wp/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the thegem domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/geoflicks/public_html/wp/wp-includes/functions.php on line 6114
Meta: o novo nome do Facebook • Geoflicks . Building Brands
Scroll Top

Meta: o novo nome do Facebook

Meta
Mark Zuckerberg ANUNCIOU QUE A EMPRESA MÃE DO FACEBOOK, INSTAGRAM E WHATASSAPP PASSARÁ A CHAMAR-SE META.

Esta mudança aplica-se apenas à empresa mãe, ou seja, à The Facebook Company como detentora de várias plataformas de redes sociais. 

E a que se deve esta reformulação da marca? Nos últimos anos, a rede social Facebook tem sido associada a algumas polémicas relativas à proteção de dados dos seus utilizadores, à difusão de notícias falsas, ao discurso de ódio sem consequências… entre outras.

Como forma de tentar iniciar uma nova era digital e simultaneamente afastar-se de algumas acusações e polémicas, foi decidido a mudança de nome e imagem para a empresa. Assim nasce o Meta, de Metaverso, um espaço social que promete ser, futuramente, mais imersivo para os utilizadores. Esta criação do metaverso é a grande aposta de Mark Zuckerberg para o futuro da internet e do próprio Facebook. 

O que Zuckerberg e a Meta se propõem a fazer, no entanto, vai muito além de conferências e lives divertidas em que não é preciso se preocupar com o cenário do home office. A ideia é criar um mundo novo em que as pessoas possam interagir entre si e com marcas, empresas e propriedades virtuais. Metaverso é uma utopia futurista que envolve a combinação do mundo real com o virtual, levando a Internet e uma série de inovações tecnológicas que vão dos hologramas aos óculos de realidade virtual para o centro das conexões humanas. Um dos casos mais famosos do metaverso é o do jogo Second Life, que surgiu em 2003.

Mas as polémicas não terminam com um novo nome…até porque o nome META já está envolto em polémica. O Facebook inspirou-se no conceito do metaverso no design: o M é de um azul remanescente do Facebook, mas está entrelaçado, e tenta transmitir que o universo virtual está sempre conetado e em transformação. Mas existem duas empresas que já tinham algo parecido no mercado: uma delas, é a startup M-sense. A outra é a empresa de marketing digital MileniumGroup que acusou a The Facebook Company, agora META, de copiar o logótipo que a sua marca já tinha anteriormente.

Veja as semelhanças e diferenças.