Para quem não trabalha na área, a tipografia é apenas mais um elemento da identidade da marca.
Para os profissionais de Branding, a tipografia carrega uma importância cada vez maior no sucesso ou insucesso da comunicação de uma marca.
Eis quatro motivos que tornam a tipografia um elemento essencial da sua estratégia:
- Dá personalidade à marca
Conscientemente ou não, somos influenciados por aquilo que vemos e a primeira coisa que reparamos é a imagem de uma marca. Isto significa que a tipografia escolhida pela marca molda aquilo que vamos pensar sobre ela.
O tipo de letra pode passar diferentes mensagens ou emoções. Por exemplo, é alegre ou triste, antiga ou recente, grita ou sussurra, é séria ou mais divertida?
Pode ainda transmitir um sentimento de confiança. Por estas razões, acertar na tipografia certa para a sua marca por fazer a diferença entre captar a atenção e interação da sua audiência ou passar totalmente desapercebida. - Funciona de forma impercetível
A melhor tipografia é quase invisível. Se não nos apercebemos dela é porque ela está perfeitamente alinhada dentro do seu ambiente criativo. Uma boa tipografia guia o consumidor pela informação, diz-lhe o que é mais importante a reter, ajuda a organizar a informação e acrescenta-lhe sempre mais.
Má tipografia, pelo contrário, “joga” a informação ao consumidor, impedindo muitas vezes que a mensagem seja passada corretamente. - Transmite significado
Tal como muitas outras áreas, a tipografia também passa por tendências. No entanto, a escolha de uma fonte não deve ser influenciada pelo que é popular neste momento. As tendências são passageiras e a mensagem de uma marca deve perdurar. Assim, a escolha deve ser feita tendo em conta o significado e propósito criativo e comercial da marca. - Muda perspetivas
A escolha de tipografia pode impactar seriamente como a marca é percecionada. A forma como as pessoas consomem informação mudou drasticamente com as novas tecnologias, e cada vez mais conteúdo é consumido através de ecrãs e dispositivos móveis. Isto leva a que seja necessário perceber como cada tipografia funciona em diferentes plataformas e ecrãs.
A tipografia é tão importante como outros elementos que tornam uma marca única. Arriscar numa nova tipografia pode ser muito interessante e divertido, mas devemos sempre garantir que a mensagem não sai prejudicada.