A sua empresa tem uma ou várias marcas? Aqui ficam algumas razões para registar as suas marcas.
A marca é um sinal usado no comércio para diferenciar produtos ou serviços. A marca deve permitir que os consumidores sejam capazes de reconhecê-la e distingui-la das marcas de outras empresas existentes no mercado.
Antes de apresentar o pedido de registo, certifique-se de que:
- permite que os consumidores a reconheçam e distingam de marcas de outras empresas existentes no mercado;
- não há outra marca igual ou semelhante à que quer registar;
- não contém elementos que sejam proibidos ou que violem a lei e a ordem pública;
- não induz em erro o consumidor;
- não é unicamente composta por elementos usuais no comércio ou palavras que descrevam o produto ou serviço em questão.
1PODER LEGAL: pode agir judicialmente caso exista usurpação da sua marca.
2NOTORIEDADE: garante o reconhecimento da marca perante outras e impede a sua similaridade.
3AUTORIDADE: poderá usar o símbolo de marca registada, garantindo uma maior credibilidade junto do público.
4VALOR ECONÓMICO: confere o direito à utilização exclusiva da marca pelo seu proprietário.
Quer pedir um registo de uma marca nacional?
…O mero uso não protege uma marca. Legalmente, uma marca só existe depois de registada!
Que Tipos de Marcas existem?
- Nominativa: palavras, incluindo nomes de pessoas, letras ou números;
- Figurativa: desenhos, imagens ou figuras;
- Mista: palavras e desenhos, imagens ou figuras;
- Sonora: sons graficamente representáveis;
- Tridimensional: forma do produto ou da sua embalagem;
- Slogan: frase publicitária.