Meta: o novo nome do Facebook

Meta
Mark Zuckerberg ANUNCIOU QUE A EMPRESA MÃE DO FACEBOOK, INSTAGRAM E WHATASSAPP PASSARÁ A CHAMAR-SE META.

Esta mudança aplica-se apenas à empresa mãe, ou seja, à The Facebook Company como detentora de várias plataformas de redes sociais. 

E a que se deve esta reformulação da marca? Nos últimos anos, a rede social Facebook tem sido associada a algumas polémicas relativas à proteção de dados dos seus utilizadores, à difusão de notícias falsas, ao discurso de ódio sem consequências… entre outras.

Como forma de tentar iniciar uma nova era digital e simultaneamente afastar-se de algumas acusações e polémicas, foi decidido a mudança de nome e imagem para a empresa. Assim nasce o Meta, de Metaverso, um espaço social que promete ser, futuramente, mais imersivo para os utilizadores. Esta criação do metaverso é a grande aposta de Mark Zuckerberg para o futuro da internet e do próprio Facebook. 

O que Zuckerberg e a Meta se propõem a fazer, no entanto, vai muito além de conferências e lives divertidas em que não é preciso se preocupar com o cenário do home office. A ideia é criar um mundo novo em que as pessoas possam interagir entre si e com marcas, empresas e propriedades virtuais. Metaverso é uma utopia futurista que envolve a combinação do mundo real com o virtual, levando a Internet e uma série de inovações tecnológicas que vão dos hologramas aos óculos de realidade virtual para o centro das conexões humanas. Um dos casos mais famosos do metaverso é o do jogo Second Life, que surgiu em 2003.

Mas as polémicas não terminam com um novo nome…até porque o nome META já está envolto em polémica. O Facebook inspirou-se no conceito do metaverso no design: o M é de um azul remanescente do Facebook, mas está entrelaçado, e tenta transmitir que o universo virtual está sempre conetado e em transformação. Mas existem duas empresas que já tinham algo parecido no mercado: uma delas, é a startup M-sense. A outra é a empresa de marketing digital MileniumGroup que acusou a The Facebook Company, agora META, de copiar o logótipo que a sua marca já tinha anteriormente.

Veja as semelhanças e diferenças.