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GEOFLICKS reconhecida pela ANI com Selo ID em Investigação e Desenvolvimento em Turismo

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A GEOFLICKS, foi reconhecida em agosto de 2025 pela ANI como entidade idónea para a prática de atividades de Investigação e Desenvolvimento no domínio do Turismo – Diversificação da oferta turística, tem centrado a sua atividade científica e aplicada na investigação de temas de suporte à criação de soluções tecnológicas que reforçam a competitividade e sustentabilidade do setor, em especial na área dos transportes turísticos privados (OTT) e atividades de animação e experiências turísticas (EAT), onde predominam as microempresas (99,2% e 96,5% respetivamente, segundo dados do BP, 2023).

A Equipa de I&D da empresa tem-se focado na realização de estudos de suporte às atividades de desenvolvimento tecnológico, nomeadamente no âmbito da conversão online, grau de digitalização das empresas e definição de requisitos técnicos da plataforma GEOTRAVEL.TECH® (https://geotravel.pt ).

A par do reconhecimento da ANI, a produção científica da GEOFLICKS foi também reconhecida pela comunidade académica, tendo sido aceite para publicação no EJTHR – European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation e para apresentação na TMS ALGARVE 2025: Technology and Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality, and Management.

A visão central da GEOFLICKS  é desenvolver novas soluções tecnológicas que contribuam para experiências turísticas sustentáveis e sem fricções (sustainable and seamless travel experiences), integrando inovação tecnológica, personalização da experiência do turista e valorização dos recursos endógenos dos territórios. Desta forma, pretende contribuir para uma oferta turística mais diversificada, responsável e digitalmente integrada, capaz de responder às tendências emergentes e às novas expectativas dos turistas.

Os principais eixos de investigação incluem:

(i) Modelos digitais integrados para experiências seamless como plataformas inteligentes e agregadoras da oferta turística;

(ii) Turismo sustentável e ESG, através de soluções que promovam a redução da pegada ambiental, integração das comunidades locais e práticas empresariais alinhadas com métricas ESG;

(iii) Personalização e turismo orientado por dados;

(iv) Valorização dos recursos endógenos e diferenciação territorial através da criação de experiências únicas que reforcem a identidade cultural, patrimonial e natural dos destinos, potenciando nichos emergentes;

(v) Inovação em produtos e segmentos turísticos emergentes alinhados com as tendências globais;

(vi) Políticas públicas, governança e marketing territorial através de novas estratégias de desenvolvimento que articulem inovação, competitividade e sustentabilidade de longo prazo.

Desde 2022 que a GEOFLICKS participa no projeto Marketplace Tourism Experience, WP5 no âmbito da Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo (ATT – Accelerate and Transform Tourism), através do qual tem vindo a desenvolver, juntamente com outras empresas do consórcio, o framework da plataforma GEOTRAVEL.TECH® à qual se pretendem introduzir inovações tecnológicas de forma incremental acompanhando as tendências tecnológicas, em especial em tudo o que esteja relacionado com a comunicação com o cliente, tendo em vista a conversão do máximo de contactos e visitas a sites ou apps em reservas de serviços, sejam transfers, experiências ou a combinação de ambos.