Conheça o RoadArt, um projeto da Geoflicks

RoadArt
O projeto “Roadart – design em movimento” decorre no âmbito da candidatura ao Programa Garantir Cultura pela Geoflicks com apoio do COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Pela visão de Jovens Designers, o Projeto Roadart-design em movimento promove a Cultura Tradicional Portuguesa através da decoração de Viaturas de Transporte Turístico.

O projeto RoadArt foi financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19 no âmbito do Garantir Cultura – o projeto envolveu um incentivo REACT-EU de cerca de 75 mil euros.

Este projeto tem como principal objetivo promover a arte e a cultura tradicional portuguesa de forma criativa e inovadora. Através da decoração de Viaturas de Transporte Turístico ao cruzar a visão de jovens designers com a tradicionalidade do Património Português, o projeto Roadart promove a cultura de forma nunca antes vista.

Tendo concorrido contra mais de cerca de 800 projetos, o projeto RoadArt conseguiu garantir um apoio fundamental para que a iniciativa se viesse efetivamente a concretizar, tal como indica o gestor do projeto, Paulo Ferreira: “o apoio foi fundamental para conseguir executar o projeto (…) sem este apoio não conseguiríamos executar o projeto ou, só o seria de forma muito limitada”.

A grande base do projeto Roadart assenta na parceria com Jovens Designers, sendo que através de um concurso aberto foram selecionados 7 jovens designers cuja visão e proposta original sob o tema “Símbolos de Portugal” lhes valeu a aplicação das suas obras no exterior e/ou interior de Viaturas de Transporte Turístico. O Património Artístico e Cultural interpretado pelo estilo individual de cada Jovem Designer, será assim divulgado de uma forma visual inovadora e atrativa, através da decoração de Viaturas de Transporte Turístico, estabelecendo a maior sinergia possível entre os artistas locais, residentes e turista.

Depois de ver o seu projeto ser financiado, o projeto conseguiu concluir o seu objetivo de “dinamizar o património artístico e cultural nacional, promovendo de uma forma inovadora, criativa, participativa e de forma itinerante, o trabalho dos jovens designers nacionais tornando-o visível a um público alargado e com interesses estéticos diversificados”, como se pode ler no site referente ao projeto RoadArt.

O resultado do projeto culmina na circulação permanente da exposição “Roadart” durante pelo menos 3 meses, circulando pelos locais onde as viaturas circularem para cumprimento do serviço de transporte de turistas no Algarve.

Saiba mais sobre estes programas que ajudaram este projeto a realizar-se: Compete2020Portugal2020Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.