11 motivos para utilizar o Wordpress

Motivos para utilizar o WordPress
A sua pesquisa termina aqui: encontrou o artigo que precisava! Leia o artigo até ao fim e fique a saber quais os principais motivos para utilizar o WordPress!

O que é o WordPress?
O WordPress é um CMS (Content Management System) ou seja, um Sistema de Gestão de Conteúdo. A partir deste Sistema é possível gerir sites, blogs e até lojas online. No fundo e de forma simplificada, é com o WordPress que podemos começar a construir o website do seu negócio.

 O grande objetivo deste sistema é que os seus utilizadores consigam criar e gerir o próprio website, bem como criar conteúdo, de forma simples e prática sem precisar de saber código.

O WordPress é também um sistema que para além de gratuito é open-source, ou seja, tem código aberto o que significa que qualquer pessoa pode ver o código que foi usado e inclusive proceder a algumas alterações ou adaptações. Devido a essa particularidade, o WordPress conta com a contribuição de uma larga comunidade para que continue a manter-se atualizado e, acima de tudo e como já foi mencionado, gratuito.

Mas existem outros sistemas de CMS como o WordPress. Surge então a pergunta:

Porquê o WordPress e quais as suas principais vantagens?

Ainda está à procura de motivos para utilizar o WordPress? Sem problemas, passamos a enumerar alguns de forma a esclarecê-lo totalmente quanto às vantagens de utilizar o WordPress!

 1- Gratuito
Como já tínhamos mencionado, o WordPress é gratuito. E essa é uma enorme vantagem, ou até mesmo a principal vantagem. Tudo o que é preciso é criar uma conta, inserir alguns dados e está feito! Simples.

2- Fácil instalação
Sim, tem de instalar o WordPress. Se precisa de se preocupar? Absolutamente nada. A Instalação do WordPress, para além de muito simples, é também muito rápida. Siga as instruções:
-Clique em Instalar WordPress;
-Espere por volta de 5 minutos que acabe de instalar;
-Voilá! Bem-vindo ao WordPress.

3- Sem código
Esta é outra das principais vantagens de se trabalhar com o WordPress. Não precisar de grande conhecimento prévio de ferramentas de informática e, principalmente, poder-se trabalhar e construir um Website de raiz sem precisar de saber código. Um alívio, nós sabemos.

 4- Templates
Quer criar um Website, mas é uma pessoa pouco criativa ou com tempo limitado? Entendemos perfeitamente. O tempo é escasso e a criatividade trabalha-se e treina-se mais do que ao que se julga. E isso leva-nos a outra vantagem de utilizar o WordPress: a possibilidade de trabalhar sobre templates já criados, ou seja, de trabalhar em sites já criados e desenhados, a necessitar apenas de algumas alterações e adaptações. É meio caminho andado! Ou mais!

 5- Plugins
Abençoado seja o WordPress e os seus plugins! Tantas vezes que já nos safaram de tantas situações complicadas. O WordPress oferece a possibilidade de se instalarem vários (muitos mesmo) plugins que podem acrescentar valor e funcionalidades ao seu Website. Sempre que precisar de fazer alguma coisa e não sabe como, ou acha que não é possível, acredite em nós, existe um plugin que é a solução perfeita. Só entre nós… na Geoflicks há muito que desconfiamos de que é mesmo magia que aqui está envolvida.

 6 – SEO friendly
Já ouviu falar em SEO? É um termo muito importante em marketing digital e fundamental de aprender se está a pensar atuar no mundo digital. SEO significa Search Engine Optimization o que em português se traduz para Otimização dos Motores de Pesquisa. De forma simplificada, é o que faz com que as suas páginas apareçam no topo das pesquisas dos motores de pesquisa como a Google.

E como é que o WordPress é SEO friendly? É que o WordPress só por si já tem alguns algoritmos trabalhados para que o seu Website seja valorizado pelo algoritmo, e um deles é a relevância que a plataforma tem só por si. Aliado a isso poderá adicionar plugins de SEO para o ajudar a corresponder a alguns critérios de SEO para melhorar a sua página! Nós bem o avisámos… qualquer problema ou sugestão que tenha para o seu Website, existe um plugin que lhe resolve o problema!

 7 – Atualizações constantes
Devido à grande comunidade que contribui diariamente para o bom funcionamento do WordPress, existem frequentes atualizações que se vão adaptando às necessidades dos utilizadores, evitando que o seu Website corra o risco de ficar para trás. Hoje em dia tudo conta para fazer frente à concorrência!

 8 – Serve qualquer propósito
Qual é o objetivo do seu site? É um blog? É uma montra? É uma loja online? É um jornal? Não se preocupe, estamos apenas a perguntar por perguntar. O WordPress serve qualquer propósito e permite construir qualquer tipo de Website a partir da plataforma.

 9 – Suporta diversos formatos
Já tem uma ideia de algum conteúdo que quer inserir no seu Website? Conte-nos, pretende inserir mais fotografias, alguns vídeos, talvez documentos? Sem problema, o WordPress aceita variados ficheiros em diversos formatos. Deixe fluir a criatividade e insira os conteúdos que pretende livremente!

 10 -Versão Mobile
Por agora vai desvalorizar esta vantagem do WordPress. “Ah, esta não é assim tão importante, vou criar o meu Website no computador que é mais fácil”. E quando o seu Website feito em WordPress já tiver no ar e precisar de fazer uma alteração rápida e em cima da hora, porque se apercebeu de um erro ou se lembrou de algo que tinha ficado esquecido? Exatamente, nada mais prático do que ter a aplicação do WordPress mesmo à mão para essas alturas.

 11 – Publicação de conteúdos
Depois de desenhado e lançado o Website, o trabalho continua. E de que forma? Através da publicação de conteúdos, isto para que possa potencializar o seu negócio neste mundo digital. E o WordPress, como sempre, oferece as ferramentas ideais para que possa pôr em prática esta estratégia de marketing que é a criação de conteúdo, mais conhecido como marketing de conteúdo.

Assim, de forma prática, simples e rápida, através de uma ferramenta de publicação, o utilizador poderá criar o seu conteúdo de forma orientada e facilitada!

 É acrescentar um plugin de SEO, como acima referido, criar o referido conteúdo… e deixar o negócio crescer!

A verdade é que o WordPress é uma plataforma que realmente simplifica todo o processo de criação de um Website e ao alcance de qualquer um com conhecimentos básicos de tecnologias de informação.