Google Duplex – o meu assistente virtual humano?

12 Maio 2018 /
Mm-hmm dito pelo assistente da ggogle duplex

O Google Duplex é o novo assistente virtual com uma componente de inteligência artificial capaz de «imitar» quase na perfeição a voz e a interpretação humana.

Onde começa e termina a intervenção da inteligência artificial? Será que vamos conseguir distinguir o «robot» do humano?

O novo assistente da Google consegue fazer uma chamada para um salão de cabeleireiro e marcar o corte de cabelo numa voz articulada «quase humana». Mas o Google Duplex também é capaz de fazer uma reserva de restaurante.

Reconhece automáticamente o discurso e tem a capacidade de analisar o que o humano diz e fala. Esta assistente tem inserida a capacidade de entoação e introduz ainda algumas muletas próprias do discurso humano, como Hum..; Mmm-Hmmm. Vejam o vídeo de apresentação do Google Duplex ou conheçam o seu funcionamento no Blog da Google AI.

Segundo a empresa, o Google Duplex é capaz de manter conversações autónomas sem intervenção humana. Neste momento, a detentora do Google, a empresa Alphabet Inc afirma que o assistente virtual apenas está apto para realizar serviços de reserva.

Até ao momento, o Google Duplex permite reconhecer quando as conversas ultrapassaram as suas capacidades. Nesses casos pede a intervenção de um operador humano, que depois poderá completar a tarefa.

Será que iremos saber quando estamos a falar com um assistente virtual e com um humano?